Sustentabilidade é uma palavra que está em voga nos últimos tempos. As pessoas, de forma geral, têm evoluído consideravelmente seus conceitos relacionados com o crescimento e melhoria da sociedade. Levando isso para o campo profissional, o que significa uma carreira sustentável?
Para ter sustentabilidade em sua carreira, o profissional precisa desenvolver-se em consonância com os objetivos da organização, buscando pensar e agir dentro de um contexto global promovendo equilíbrio mental e ambiental em seu cotidiano. Uma carreira sustentável deve ser pautada na ética empresarial e do profissional com ele próprio, alinhando-se aos valores corporativos. O consultor de capital humano da Mercer, William Bull, destaca que ter uma carreira sustentável é apresentar o resultado esperado pela organização, mas de uma forma ética.
As empresas precisam ampliar seus propósitos buscando não apenas resultados financeiros, mas também investir no desenvolvimento e aprimoramento de seus talentos internos. Por outro lado, os profissionais que desejam ter uma carreira sustentável devem buscar conhecimento, ser adaptáveis, manter seus valores em sintonia com os da companhia, conservar estabilidade emocional, mapear suas vocações e competências, e muito mais.
É preciso uma soma de atitudes comportamentais e elementos intelectuais para uma carreira se consolidar. Os profissionais precisam identificar quais os itens que lhe proporcionam bem-estar social, individual, familiar e profissional de forma que possam equilibrá-los e alimentá-los e, assim, ter sustentabilidade na carreira, sem esquecer de ter habilidade suficiente para manter-se na posição almejada. Embora as organizações tenham um importante papel na carreira de um profissional, é este quem deve buscar de sua consolidação.
.
Matéria publicada na Revista Profissionais & Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário