quinta-feira, 5 de março de 2009

Como enfrentar a crise?

Quando se fala em crise, o espanto é geral. Mas você sabe o que significa crise? Segundo o dicionário da língua portuguesa, crise é uma fase difícil, grave, na evolução das coisas; colapso; ponto de transição entre uma fase de prosperidade e outra de depressão, ou vice-versa. E como devemos enfrentar a crise?
A crise pega de surpresa os que não se preparam para um momento assim e os que não raciocinam de forma adequada. Àqueles que buscaram se solidificar antes da fase difícil, montando equipes de ponta, buscando não desperdiçar e investindo no seu negócio com treinamentos para funcionários, acordos comerciais, e foco no cliente, estes sim se sobressaem.
Atualmente, quando as empresas ouvem falar de crise já começam cortando custos, demitindo funcionários, extinguindo treinamentos, propagandas – justo no momento em que mais se precisará delas – enfim, uma soma de atitudes errôneas. Em momentos de crise, os gestores têm que ter ponderação, bom senso, prudência e visão de futuro.
As empresas devem focar os cortes em ações significativas, atacando desperdícios e despesas supérfluas, cuidando com atenção do setor financeiro. Pode-se diminuir os treinamentos e programas de qualidade de vida, mas não se deve eliminá-los. Investir forte em publicidade também é necessário; durante a crise o cliente precisa lembrar que sua marca existe. Manter uma equipe unida e motivada é essencial para o perfeito andamento do negócio, principalmente em períodos difíceis. Nada de demitir por demitir.
A crise vez por outra sempre aparecerá. Mas não se deve deixar abalar facilmente. Manter a tranquilidade da alma e da mente são fundamentais nesse processo. Lembre-se, despesa e investimento são coisas diferentes. Tente achar nos momentos difíceis as oportunidades ocultas, para que no pós-crise seu negócio saia na frente e seu crescimento seja superior aos concorrentes.

Matéria publicada na Revista Profissionais & Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário