sábado, 4 de abril de 2009

É hora de estudar!

Após um período de férias, festas e descanso, o ano de fato começa. Para alguns é a hora de começar aquele curso que se programa há muito tempo e para outros a hora é de retomar algo que ficou inacabado. O importante é que agora é o momento de reaver ou iniciar os estudos que irão levar à melhor formação profissional, da qual depende o futuro de cada um no mercado de trabalho.
Para algumas pessoas estudar significa apenas estar matriculado em alguma instituição de ensino, entretanto não é assim que se consegue o melhor aproveitamento dos estudos. Estudar é muito mais que isso, é aprender uma série de conhecimentos, exercitar a inteligência, a memória, a vontade, a capacidade de análise, de síntese, de relacionamento, enfim é dedicação plena para se atingir objetivos.
O estudo é verdadeiramente importante. Ao estudarmos, melhoramos o nosso desempenho na vida como um todo. O estudo, que sempre foi uma atividade presente na vida de todos, passa a ter na nossa sociedade seu valor redobrado devido à seletividade cada vez maior e à facilidade de acesso às novas informações, não sendo mais possível abrir mão de novas aprendizagens. “O curso de idiomas tem sido cada vez mais importante na nossa formação profissional. Temos que estar atentos às exigências do mercado de trabalho”, declara Ana Maria Lins, iniciante no curso de inglês.
Graduação, especialização, mestrado, doutorado, cursos de idiomas e de informática, são apenas algumas das possibilidades mais comuns e procuradas por estudantes em início de carreira ou profissionais em busca de maior qualificação. De acordo com a professora de ensino superior Luciane Taramelli, para alcançar sucesso nos estudos são necessárias três coisas: poder, querer e saber estudar. “’Poder’ estudar é ter inteligência normal e suficiente para fazê-la. ‘Querer’ estudar é ter o desejo e a determinação para adquirir conhecimentos. O ‘saber’ estudar é o terceiro fator importante para alcançar bons resultados nos estudos. É preciso aprender de verdade”, declara Luciane.
É comprovado que 86% das pessoas com algum tipo de qualificação extra, conseguem ter êxito em suas carreiras profissionais. Para ser bem-sucedido é necessário planejamento, disciplina, autoconhecimento e estar atento às mudanças de mercado. Quando sabe-se o que se quer, o ser humano consegue caminhar com maior rapidez e consistência rumo ao seu objetivo com maiores chances de êxito.
Esperar que os fatos simplesmente aconteçam não é a forma mais apropriada para o estudante ou para o profissional que quer crescer. Estudar e se aprimorar são fatores fundamentais e condicionantes para se destacar no mercado de trabalho. Sem dúvida, nunca é tarde para começar ou recomeçar, entretanto o quanto antes nos dedicarmos aos estudos e ao aprimoramento profissional, seremos recompensados não só profissionalmente, como pessoalmente também. É hora de estudar!

Matéria publicada na Revista Profissionais & Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário