segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cative as pessoas


Num ambiente de trabalho ou no convívio social fora dele, nos deparamos com as mais diferentes personalidades, e temos que saber conviver adequadamente com cada uma delas. Afinal de contas, ninguém é obrigado a ter os mesmos conceitos acerca de determinado assunto. Às vezes convivemos mais tempo com nossos colegas de trabalho, do que com nossos familiares. Por isso, é super importante saber cativar as pessoas no meio organizacional que estamos e estender esse entendimento a toda nossa vida social.
Saber interagir com clientes, fornecedores e diretores, por exemplo, só elevará nosso conhecimento e facilitará no dia-a-dia. O relacionamento com as pessoas, de um modo geral, é um desafio constante. Saber entender a si próprio, é um dos primeiros passos para que possamos melhorar o relacionamento humano. Compreender que somos diferentes e respeitar o ponto de vista do outro é indispensável, assim evitaremos atritos e promoveremos a relação saudável necessária no ambiente organizacional.
“Para ser ter um bom ambiente de trabalho, é necessário ter um profundo respeito pelos colegas de trabalho, procurando sempre ser simpático e cordial com todos. Além disso, sempre que se fizer necessário, devemos nos colocar no lugar do outro em determinadas ocasiões. Todo ser humano independente de sua classe social ou política merece ser tratado com dignidade. Acredito que para se ter um ambiente de trabalho saudável é preciso que pratiquemos essas regras diariamente”, opina Cileno Luiz, Gerente de Vendas.
Fazer amizades no ambiente de trabalho chega a ser imprescindível para existir um clima agradável, que acaba sendo vantajoso para o funcionário e para a empresa, pois gerará mais envolvimento com o trabalho e melhores desempenho e resultados. Portanto, é muito importante saber cativar, ganhar a simpatia das pessoas. Você não precisa virar “melhor amigo” de todos da empresa, mas deve, ao menos, procurar ser simpático, respeitar e atender a todos com presteza, educação e cordialidade. Veja bem, para cativar as pessoas, você não precisa ser o “palhaço” da empresa. Cuidado com piadas e brincadeiras.
Muito cuidado com os excessos, afinal de contas tudo demais é veneno. Nada de intimidade excessiva com os colegas, pois isso pode acabar diminuindo o respeito e o grau de profissionalismo necessário para o bom andamento empresarial. E se você for o chefe, excesso de intimidade pode dificultar as cobranças naturais, como cobertura de metas, por exemplo.
A empresa também tem uma função importante nesse processo, afinal de contas os fatores internos influenciam diretamente no comportamento das pessoas. Oferecimento de benefícios, treinamentos motivacionais e eventos sociais, por exemplo, elevam a auto-estima dos clientes internos, o que contribui diretamente para o bom relacionamento empresarial. “As organizações descobriram que o perfil da empresa hoje é de uma empresa cidadã, na qual busca-se com interesse as ações realizadas para melhorar sua produtividade, entrar melhor no mercado e assim melhorar o convívio interno e com a sociedade”, ressalta Adriana Garcez, Analista de Recursos Humanos.
Cativar as pessoas não é nada impossível. Com um toque de sutileza, simpatia e boa vontade pode-se conseguir melhorias significativas no meio em que vivemos. Conviver em um ambiente onde todos procuram interagir com cordialidade é muito mais agradável.


Matéria publicada na Revista Profissionais & Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário